A fase pré-embarque na exportação é uma das mais importantes da operação. Ela obriga um amplo planejamento, que envolve a condução logística, a preparação documentação, a inspeção do carregamento e o cumprimento de prazos, como o deadline de draft e de carga.
O responsável pela condução do processo nesta fase é o analista de exportação. É ele quem gerencia as tarefas, delega obrigações e cobra resultados de cada um dos prestadores de serviços envolvidos, seja interna ou externamente.
No dia-a-dia das empresas, o analista de exportação é responsável por cada etapa operacional, e muitas vezes um erro neste momento pode custar as operações futuras daquele importador. Ou mais ainda, pode custar o cancelamento daquele embarque.
O erro mais comum está ligado as questões logísticas, como data e local de ovação do contêiner, ou ainda, documentos emitidos erroneamente e que não possibilitarão cumprir os deadlines previstos pelo armador, como o de draft e/ou de carga.
Neste vídeo eu explico cada um dos detalhes envolvidos e dou dicas importantes para quem não quer errar.
Se você quiser conhecer mais sobre cada uma destas etapas, assista a este vídeo e depois deixe seus comentários ou dúvidas.
Deixar comentário