A Inteligência de negócios, do inglês Business Intelligence (BI), é o que há de mais moderno nas diversas corporações mundiais. Coletar, organizar, analisar, compartilhar e monitorar informações que visam oferecer suporte a gestão dos negócios é ponto crucial em qualquer atividade comercial.
E no Brasil, o BI é utilizado para incrementar nossos negócios internacionais. Desenvolvido pela Secretaria de Comércio Exterior – SECEX, o Radar Comercial é um sistema sem paralelo no mundo, que oferece às empresas informações e análises relativas ao comércio internacional, disponível na internet e com acesso gratuito.
Essa ferramenta de inteligência comercial identifica oportunidades de negócios para exportadores brasileiros, ajudando na criação de estratégias de promoção comercial e orienta o planejamento empresarial da internacionalização das micros, pequenas e médias empresas.
No Radar Comercial é possível coletar dados relativos ao comércio exterior, auxiliando na seleção dos possíveis mercados de exportação para os produtos brasileiros, que apresentam o maior potencial de incrementos às vendas externas do Brasil.
Com uma base de dados de 66 países, que abrange 92% do comércio mundial, o Radar Comercial tornou-se uma perfeita ferramenta de BI para as empresas de todos os segmentos, portes e níveis no Brasil. Com o Sistema, é possível estratificar a informação por Estado, País ou Produto, além de coletar os relatórios diretamente para uma planilha do Excel.
A consulta pode ser através de palavra chave ou um código SH (Sistema Harmonizado) de até seis dígitos, e obter informações, tais como:
- preço médio;
- potencial importador;
- dinamismo;
- performance da exportação brasileira;
- valores exportados e importados;
- principais países concorrentes;
- medidas tarifárias; e
- medidas não tarifárias.
Sem dúvida o Radar Comercial contribui para o processo de internacionalização das empresas brasileiras, principalmente àquelas que não possuem recursos financeiros ou tecnologias de acesso à informação privilegiada.
Acesso ao sistema por intermédio desse link
Deixar comentário