comexblog.com

A FACULDADE DISTANTE DO MERCADO DE TRABALHO

Fazer uma faculdade é um sonho comum entre muitas pessoas, já que pode representar uma oportunidade de adquirir conhecimento e habilidades valiosas para o mercado de trabalho.

No entanto, é importante lembrar que fazer uma faculdade também pode ser um desafio, em termos de tempo, recursos materiais e de esforço.

O investimento de uma faculdade também pode ser um fator de preocupação para algumas pessoas.

Por isso, é importante considerar cuidadosamente se fazer uma faculdade é a melhor opção para você, levando em consideração seus objetivos profissionais, suas habilidades e interesses, e suas possibilidades financeiras.

Se optar por fazer uma faculdade, é importante se dedicar e se comprometer com o processo de aprendizado e estudar de maneira eficiente para se preparar da melhor maneira possível para o mercado de trabalho.

ALINHAMENTO COM O MERCADO

A principal razão pela qual a faculdade não prepara os estudantes para o mercado de trabalho, é que muitas vezes o conteúdo ensinado nas disciplinas não está completamente alinhado com as necessidades do mercado.

Isso decorre pelo fato de que os programas de ensino são estruturados de maneira a cobrir uma ampla gama de tópicos e teorias, e não necessariamente se concentram nas habilidades e conhecimentos mais atuais ou relevantes para o mercado de trabalho.

Além disso, em muitas situações os estudantes têm poucas oportunidades de aprendizado prático durante sua graduação, o que pode dificultar a transição para o mundo profissional.

A alternativa de se alinhar com aquilo que o mercado busca está em trabalhos voluntários, empresas JR ou estágios remunerados, podem ser uma ótima maneira de os estudantes adquirirem experiência prática e desenvolver habilidades valiosas para o mercado de trabalho, mas nem sempre essas oportunidades estão disponíveis ou são facilmente acessíveis para todos os estudantes.

FALTA DE ORIENTAÇÃO E ENCAMINHAMENTO

Também há casos em que os alunos não têm acesso a orientação e apoio adequados durante sua graduação.

Por exemplo, os estudantes podem ter dificuldade em entender como aplicar o conhecimento adquirido na faculdade na prática ou podem não saber como procurar oportunidades de emprego ou estágios.

Essa falta de orientação e apoio pode ser especialmente problemática para os estudantes que não têm experiência prévia no mundo profissional ou que não têm acesso a uma rede de contatos que possa ajudá-los a se conectar com oportunidades de trabalho.

É importante que os estudantes tenham acesso a orientação e apoio adequados durante sua graduação, seja através de programas de orientação de carreira, mentores ou simplesmente conversando com professores e colegas que têm experiência no mercado de trabalho.

POR QUE É TÃO DIFÍCIL ENSINAR AQUILO QUE O MERCADO PRECISA?

Existem várias razões pelas quais a faculdade pode ter dificuldade em preparar o aluno para o mercado. Algumas dessas razões incluem:

  1. Falta de atualização dos conteúdos: os programas de ensino às vezes podem ficar desatualizados e não acompanhar as necessidades e demandas do mercado de trabalho.
  2. Falta de prática: a teoria aprendida na faculdade é importante, mas muitas vezes os alunos têm poucas oportunidades de colocá-la em prática. Isso pode dificultar a transição para o mundo profissional.
  3. Foco excessivo em teoria: algumas instituições de ensino podem se concentrar demais em teoria e não dar aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades práticas.
  4. Desconhecimento do mercado de trabalho: os professores às vezes podem não ter uma compreensão aprofundada do mercado de trabalho e das habilidades que são mais valorizadas pelas empresas.
  5. Falta de networking: muitas vezes, a faculdade não oferece aos alunos a oportunidade de estabelecer conexões e construir uma rede de contatos profissionais, o que pode ser fundamental para encontrar emprego.

Isso não quer dizer que a faculdade não é importante.

A faculdade pode fornecer uma base sólida de conhecimentos e habilidades que são valiosas no mercado de trabalho, e pode ajudar os alunos a se desenvolver profissional e pessoalmente.

Além disso, muitas empresas exigem um diploma de faculdade ou outra formação acadêmica para determinadas posições de trabalho.

No entanto, é importante lembrar que a faculdade é apenas uma parte do processo de preparação para o mercado de trabalho.

Os alunos também precisam fazer esforços próprios para adquirir as habilidades e conexões necessárias para se destacar no mercado de trabalho.

Isso inclui coisas como fazer estágios, participar de atividades extracurriculares, fazer voluntariado e estabelecer conexões profissionais.

A BUSCA PELA EXPERIÊNCIA PRÁTICA DE MERCADO

Existem algumas maneiras pelas quais os estudantes podem se preparar de maneira mais eficaz para o mercado de trabalho durante sua graduação:

FAÇA ESTÁGIOS OU TRABALHOS VOLUNTÁRIOS

As oportunidades de estágio ou trabalho voluntário podem ser uma ótima maneira de adquirir experiência prática e desenvolver habilidades valiosas para o mercado de trabalho.

Sem falar que essas oportunidades podem ajudá-lo a se conectar com profissionais experientes e aprender sobre diferentes áreas de trabalho.

PROCURE ORIENTAÇÃO DE CARREIRA

Muitas faculdades oferecem serviços de orientação de carreira, que podem ajudá-lo a explorar diferentes áreas de trabalho e a desenvolver um plano de carreira.

Além disso, pode ser útil procurar um mentor que possa oferecer orientação e apoio durante sua graduação.

DESENVOLVA HABILIDADES PROFISSIONAIS

Além do conhecimento adquirido em suas disciplinas, é importante desenvolver habilidades profissionais que sejam valiosas para o mercado de trabalho.

Isso inclui habilidades como comunicação, trabalho em equipe, resolução de problemas e habilidades de liderança.

FAÇA NETWORKING DURANTE A JORNADA

O networking é uma ótima maneira de se conectar com profissionais experientes e descobrir sobre oportunidades de emprego e estágios.

Participe de eventos de networking, junte-se a grupos profissionais e procure oportunidades de trabalho através de seus contatos.

MANTENHA-SE ATUALIZADO (SEMPRE!)

O mercado de trabalho é dinâmico e está em constante mudança, então é importante manter-se atualizado sobre as últimas tendências e tecnologias em sua área de interesse. Isso pode incluir ler artigos e revistas, assistir a palestras e conferências, e participar de treinamentos e workshops.

FAZER UMA FACULDADE OU CURSO ESPECÍFICO?

Não há uma resposta única para essa pergunta, pois o que é melhor depende de vários fatores, como os objetivos profissionais do indivíduo, suas habilidades e interesses, e as exigências do mercado de trabalho em sua área de interesse. Alguns pontos a se considerar na escolha por um curso específico:

  1. Duração: Um curso de formação específico geralmente é mais curto do que uma faculdade, o que pode ser uma vantagem se você estiver procurando por uma formação mais rápida.
  2. Investimento: Os cursos de formação específicos geralmente são mais baratos do que uma faculdade, especialmente se considerarmos o tempo de duração.
  3. Exigências do mercado de trabalho: para alguns setores da economia, um curso específico na sua área tem maior chances de empregabilidade, com chances de remunerações melhores.
  4. Flexibilidade: Alguns cursos de formação específicos podem ser mais flexíveis do que uma faculdade, o que pode ser uma vantagem se você tiver outras responsabilidades ou compromissos.
  5. Oportunidades de carreira: Um curso de formação específico pode prepará-lo para uma carreira específica, enquanto uma faculdade pode oferecer uma formação mais ampla e versátil.

Decidir entre um curso de formação específico ou uma faculdade depende de vários fatores, incluindo a duração, o custo, as exigências do mercado de trabalho, suas habilidades e interesses, a flexibilidade e as oportunidades de carreira.

É importante pesquisar suas opções e considerar cuidadosamente quais são as mais adequadas para suas necessidades e objetivos profissionais.

VOCÊ PROTAGONISTA DA SUA CARREIRA NA IMPORTAÇÃO

Você já se perguntou quem é o responsável pela condução de todas as etapas na importação?  Controlar áreas do pré-embarque, da gestão documental, da gestão aduaneira, da gestão logística, e ter acesso a técnicas sobre negociação internacional e validação de fornecedores na China … Já pensou?

Esse profissional é o Analista de Importação.

Em qualquer empresa que atue na importação, todas as etapas da operação, desde o pedido no fornecedor até a organização para o recebimento no armazém logístico, são controladas por esses profissionais.

O que talvez você não saiba, é que hoje esse tipo de profissional está muito escasso no mercado.

Enquanto a importação cresceu mais de 25% em 2022, faltam especialistas capazes de ter uma visão 360 sobre compra, logística internacional, burocracia aduaneira e logística local, para liderar os projetos.

E você pode aprender como chegar a esse nível com um evento online e gratuito para inscritos que vou fazer em breve. 

É por isso que eu estou aqui para te fazer um convite.

De 09 a 16 de janeiro, vai rolar um a Jornada do Analista de Importação, um evento on-line e 100% gratuito, para te mostrar como se transformar nesse profissional disputado pelo mercado, e ganhar salários entre R$ 3.668 a R$ 7.385.

Nesse evento, você vai conhecer o passo a passo da profissão, e descobrir como se tornar um dos profissionais mais desejados e bem pagos do comércio exterior, mesmo sendo um iniciante.

E aí, você topa?

Totalmente online e gratuito para quem deseja dar um salto na carreira.

Clique aqui e se inscreva!

Carlos Araújo

➡️ Autor do Livro Importação Sem Segredos, do Zero ao Seu Armazém
➡️ Empresário, despachante aduaneiro e especialista em importação empresarial.
➡️ São mais de 19 anos ajudando e inspirando pequenos e médios empresários, a importar de qualquer lugar do mundo para revender
➡️ Sua missão é simplificar os passos da importação empresarial, cortando os intermediários e aumentando os lucros
➡️ Criador da Mentoria Nos Bastidores da Importação, em que ajuda empresários a dar os primeiros passos na importação

Analista de Importação Profissional

Deixar comentário

UM GUIA SIMPLES E EFICAZ, PARA VOCÊ CRIAR UM NEGÓCIO DE IMPORTAÇÃO DO ZERO

Garanta sua Cópia do Livro Físico + bônus, de R$ 147 por apenas R$ 97,00

× Como posso te ajudar?