A carreira no comércio exterior é um sonho para muita gente.
Seja na área negocial, viajando conhecendo novas culturas e trazendo novos negócios, seja na área operacional, colocando a mão na massa e fazendo acontecer, desperta paixões em muitos profissionais ou empreendedores.
Mas como se tornar uma autoridade em um ramo tão disputado quanto este? Veja aqui 04 elementos importantes para se tornar ser reconhecido pelo mercado e aumentar a sua visibilidade.
Formação na medida certa
O comércio exterior exige especialização e preparação. Apesar de não ser obrigatório, o mercado privilegia aqueles que possuem ensino superior completo (ou que estejam cursando).
Graduação, pós-graduação ou aqueles com visão aplicadas, voltados para solução de temas específicos, são a forma objetiva de entender a dinâmica global do processo sem necessariamente ter que trabalhar em cada etapa para compreender o todo.
Apesar da crença comum indicar que o comércio exterior é uma profissão de ´prática´, em que só quem está no campo de batalha consegue se destacar, a formação é essencial para o desenvolvimento profissional. Escolha um curso específico daquilo que você deseja trabalhar, e o retorno será imediato.
Conteúdos relevantes para sua carreira no comércio exterior
Manter-se atualizado é essencial, mesmo para quem já está trabalhando ou empreendendo.
O dinamismo dos negócios internacionais exige que o profissional se mantenha atualizado constantemente.
Seja em livros, sites especializados, grupos temáticos ou canais de vídeos, conhecer as mudanças que estão acontecendo no seu setor é altamente recomendando para você não ficar para trás.
Algumas áreas são primordiais para quem deseja elevar o nível da sua carreira no comércio exterior: Direito aduaneiro e tributário, contabilidade, administração são imprescindíveis para todo profissional.
Temas como classificação fiscal, operações de importação, formação de custos e despacho aduaneiro também não podem ficar de fora desta atualização constante, principalmente para quem trabalha na área operacional.
Interaja em comunidades temáticas
Não adianta imaginar que as redes sociais são uma perda de tempo para o aprimoramento pessoal. Eu estou em várias delas, e cada uma tem a sua função.
A construção da autoridade nestas redes é demonstrada pela forma você interage, suas perguntas e suas respostas para o questionamento de outros participantes.
Eu dou bastante atenção a duas delas: o Linkedin e o WhatsApp.
O LinkedIn é a maior rede social exclusiva para interação profissional. Com mais de 200 milhões de usuários, sendo 3 milhões de páginas de empresas, essa rede social reúne perfis de todas as áreas.
Ao manter o seu perfil atualizado nesta rede social, você terá a oportunidade de manter contato com clientes e prospects, exclusivos da sua área, além de poder participar de grupos de discussão, o que garante mais credibilidade e proximidade.
Os grupos, por sinal, são valiosos para a carreira e construção da autoridade.
Já os grupos de WhatsApp são uma forma ágil e assertiva de contatar alguém que fala a mesma língua que a sua.
Ninguém suporta mais o acúmulo de mensagens no WhatsApp, mas ficar longe dele pode não ser um bom negócio. A solução é ser objetivo e só participar de grupos que realmente engajem e que possibilite fazer a construção do conhecimento.
Se eu tenho uma demanda, posto em grupos de whatsapp, e rapidamente ela é atendida por alguém que está do outro lado do país, mas que já teve um caso real e idêntico a este, e que me oferece a solução em poucos minutos.
Conteúdo além dos livros e da sala de aula
Os cursos de graduação, na maioria das vezes, estão amarrados a procedimentos e formatos antigos e que não representam mais a velocidade exigida por empresas e mercado.
Se um novo procedimento foi criado, é muito comum que os primeiros especialistas daquele assunto gravem um vídeo e disponibilizem em suas comunidades.
Aquele conteúdo recebe críticas, elogios, passa por aprimoramento e novamente retroalimenta o canal de comunicação de seus seguidores.
Enquanto isto, a faculdade irá procurar um novo livro sobre aquele assunto para disponibilizar em sua biblioteca. O tempo que irá levar entre descobrir o que está acontecendo e o que o mercado já está praticando, principalmente se não tiver professores atuantes no mercado, será muito grande.
Sobre o Comexblog
O sucesso demanda unidade de propósito, e para mim isto significa ensinar.
E ainda que você esteja no caminho certo, o mercado exige mais. Mais conteúdo, mais capacitação, mais conhecimento.
A missão do Comexblog é entregar o melhor conteúdo para os seus seguidores e assim oferecer uma nova experiência de debates sobre comércio exterior.
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