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O profissional de comércio exterior

O mundo dos negócios evolui de tal forma e rapidez que frequentemente gera movimentos que mudam sensivelmente o dia-a-dia das empresas, seja no Brasil ou em qualquer lugar do mundo, obrigando estas empresas a serem cada vez mais competitivas nos respectivos mercados que atuam.

Esses movimentos também indicam que algo precisa ser melhor compreendido para que os profissionais destas companhias ajustem-se a uma nova realidade e desta forma, participem da evolução natural dos negócios.

As empresas estão em busca de retornos rápidos e confiáveis sobre seus investimentos, e isso exige do profissional de Comércio Exterior uma maior compreensão da estratégia do negócio e de suas características, para que ele seja mais seletivo e mais objetivo na priorização de soluções e na escolha de fornecedores e produtos.

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O profissional de Comércio Exterior deve entender profundamente todas as questões administrativas, fiscais, cambiais e logísticas relacionadas aos processos de importações e exportações.

Deve possuir também conhecimento suficiente sobre aspectos contábeis e tributários; de matemática financeira; conhecer geografia, história e política (nacional e internacional) além de, obviamente, estar apto a exercer sua profissão em ambientes onde a língua predominante não seja o português. Neste aspecto, vale a máxima “quanto mais, melhor”.

Este profissional precisa agir pró – ativamente com vistas a eliminar e/ou minimizar eventuais problemas que possam ocorrer; saber como encaminhar a solução e quem contatar no mercado para que os negócios evoluam favoravelmente.

O profissional de Comércio Exterior sabe que a terceirização é inevitável e não fica defendendo seu feudo com base em teorias questionáveis.

Ele procura objetivamente entender o que deve ser terceirizado e o que deve permanecer sob controle da empresa para que conhecimentos críticos do negócio não sejam perdidos ou delegados a quem não os tratará da forma mais adequada.

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Este profissional também deve compreender que seu departamento pode sofrer reengenharias, melhorar a qualidade de seus serviços, utilizar ferramentas de produtividade, publicar indicadores de performance e redistribuir seus custos internamente de acordo com critérios de utilização e de contribuição.

À medida que as operações derivadas do comércio internacional tornam-se mais fundamentais na implementação de estratégias de competitividade, o perfil esperado de um profissional de Comércio Exterior aproxima-se ao de um profissional multidisciplinar, experiente, negociador, preocupado com os custos (seus e dos demais), e capaz de obter o comprometimento de seus pares e dos demais colaboradores da empresa.

Este é o perfil desejado do profissional de Comércio Exterior.

Milton Gato

Consultor de Comércio Exterior. Pós Graduado em Direito do Comércio Internacional (IICS/SP) e Graduado em Administração de Empresas com Habilitação em Comércio Exterior (Universidade São Judas Tadeu/SP). Professor do curso MBA em Comércio Internacional da UNICAMP; professor do curso MBA Gestão de Negócios, Comércio e Operações Internacionais da Fia – Fundação Instituto de Administração; Instrutor de Comércio Exterior do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – CIESP. Possui 28 anos de experiência no desenvolvimento, implementação e condução de processos de importações e exportações. Diretor da CITCARE Assessoria em Comércio Exterior (www.citcare.com.br).

Analista de Importação Profissional

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